5 medidas para um maior desenvolvimento rural
O desenvolvimento rural tem vindo a ser cada vez mais importante com o crescimento do setor de turismo em Portugal. Sendo este um dos principais setores que têm contribuído para o crescimento do país, é lógico que investir no mesmo faça todo o sentido.
Para isso é necessário haver medidas que tornem o desenvolvimento rural viável e sustentável, para isso, o governo português com a ajuda de várias fundações europeias desenvolveram formas de tornar o setor agrícola e rural cada vez mais rico.
Programa de desenvolvimento rural PDR 14-20
Uma medida encontrada foi a criação do PDR 14-20, este programa tem como objetivo ajudar indivíduos que pretendam investir na área do setor rural tais como reconstrução de habitações degradadas, reaproveitamento de espaços abandonados e aumento de cadeias pequenas de comércio.
Desde 2014 que os resultados deste programa têm vindo a ser positivos e todos os dias surgem novas candidaturas com projetos bastante interessantes para o desenvolvimento rural. Caso esteja a pensar em investir nesta área, com certeza que este programa irá ajudar a dar o primeiro passo.
Eco Freguesias 2018/2019
Coordenado pela organização ABAE, o projeto de Eco Freguesias arrancou para o ano de 2018/19. A direção geral da agricultura e desenvolvimento rural marcou presença na reunião onde este projeto foi aprovado em Coimbra e vai ajudar no projeto.
Esta colaboração vai passar por projetos ligados à sustentabilidade, cidadania e ecoeficiência, colocando conteúdo, metodologias e boas práticas para a sustentabilidade em cima da mesa e trabalhando em conjunto com as freguesias para um maior desenvolvimento rural.
Formações para jovens agricultores
Para que haja maior aderência ao setor agrícola, uma medida utilizada foi a formação a jovens agricultores, que passa por explicar como gerir um negócio no setor e transmite aos jovens que estejam interessados formas de conseguirem investir neste mesmo setor, com ajudas de programas que estejam em vigor.
Esta formação conta também com formações especializadas que vão transmitir conhecimentos específicos de uma determinada área do setor agrícola e rural. Esta formação é transmitida pelo programa PRODER 1420 que tem como grande objetivo aumentar o desenvolvimento rural em Portugal.
PAC 1420
Outra medida interessante para o desenvolvimento rural é a Política Agrícola Comum 2014-2020. Este programa destina-se a agricultores que necessitem de ajuda para aumentar a sua rede de negócio, fazendo com que a balança de exportações e importações do país fique mais equilibrada e não seja necessário exportarmos tanto quanto fazemos de momento, aumentando por isso a economia do país.
Este programa conta com um investimento de 8000 milhões de euros provenientes da União Europeia. Este programa já começou em vigor no ano de 2014 e irá manter-se até ao ano de 2020, sendo, portanto, ainda possível a potenciais interessados realizar a candidatura e adquirir ajuda para o seu negócio.
Manutenção Agrícola em Zonas menos favoráveis
Esta manutenção de zonas desfavoráveis tem como objetivo compensar algum valor aos agricultores que tiveram perdas de rendimento no passado devido à produção agrícola em zonas com grandes desvantagens naturais como montanhas, zonas arenosas, etc.
Isto irá ajudar a que a utilização destes terrenos agrícolas continue a ser produtiva, irá ajudar também à manutenção da paisagem dessas zonas aumentando o turismo e também na conservação destes terrenos agrícolas e do material necessário para a atividade, tornando assim mais fácil para que os produtos agrícolas sejam sustentáveis ano após ano.