Direção regional de florestas e a sua importância
Com a constante desflorestação, alterações climatéricas e outros fatores que têm levado a um desgaste dos espaços verdes da região da Madeira, é necessário haver uma entidade que coordene e regule a utilização destes recursos para que não levem à extinção dos mesmos.
Para isso, existe a Direção Regional de Florestas da região Autónoma da Madeira, tendo esta tido um papel fundamental no desenvolvimento agrícola e rural desta magnifica parte de Portugal.
Objetivo desta organização
Todas as organizações devem ter uma missão e visão que vão aplicar ao longo do tempo, a Direção Regional de Florestas tem a missão de regular, coordenar e rentabilizar os recursos provenientes das florestas para que haja uma maior sustentabilidade e não haja uma extinção dos mesmos.
Relativamente à sua visão esta debruça-se sobre a prática dos direitos sociais, económicos e ecológicos face às florestas da Madeira, garantindo que qualquer atividade vá de encontro com os regulamentos já instaurados.
Fatores que mostram a sua importância
Esta direção tem tido um enorme trabalho no desenvolvimento rural e florestal na região autónoma da Madeira e isto tem-se vindo a notar ao longo do tempo com o aumento das zonas verdes e os programas que estão a decorrer para melhorar o ambiente na Madeira.
Zonas verdes públicas
Os parques públicos são zonas onde esta direção atua constantemente, visto haver uma maior atividade humana e a tendência a desrespeitar algumas das regras para o seu uso torna o trabalho da direção regional de florestas muito importante.
Combate à desflorestação ilegal
Ter uma casa quente no inverno, ou cozinhar usando fornos a lenha pode parecer interessante, mas quando pensamos no preço da madeira ficamos de pé atrás.
Como há indivíduos que tentam encontrar atalhos para ter o mesmo conforto e não comprar lenha por vias legais, há a tendência de tomar medidas pelas próprias mãos e recorrer à desflorestação ilegal.
Para combater isso, a Direção Regional de Florestas tenta controlar os espaços florestais colocando guardas e camaras de vigilância, de forma a que as florestas continuem a ter um desenvolvimento sustentável.
Plantação de novas árvores
Outro plano desta direção é aumentar o número de arvoredo disponível na Madeira até 2020, para isso foi necessário aplicar alguns incentivos para a plantação de árvores, mantendo um ordenamento do território plausível contra catástrofes naturais, de forma a que em 2020 as florestas consigam desenvolver-se e com isso aumentar os espaços verdes desta zona.
Programas de incentivo
Tem sido debatido várias possibilidades de aumentar os incentivos para que hajam pessoas a investir em negócios agrícolas, de forma a aumentar os espaços florestais da região e ao mesmo tempo haver maior controlo por parte dos indivíduos responsáveis por estas explorações.
Tendo estes programas um foco maior nas árvores de fruto, sendo estas bastante sustentáveis e os seus principais recursos não serem a própria madeira.
Passatempos
Com o intuito de sensibilizar as pessoas para a importância da perseveração das florestas, esta organização também realiza passatempos onde oferecem prémios e oportunidades únicas a quem tenha interesse em participar.
Uma ação bastante importante para incentivar as pessoas a ter mais atenção às suas atitudes quando tiram um dia para passear e a explorar as florestas da região da Madeira.
Contribua para ter uma Madeira melhor
Felizmente muitos espaços desta região são gratuitos, e muitos desses têm custos de manutenção como pode calcular, contribua para que estes se mantenham limpos, faça o que os seus vizinhos fazem e não deite o lixo para o chão, guarde-o e deite-o no lugar indicado.
Também pode fazer doações monetárias para que esta Direção tenha melhores recursos para lhe facultar o melhor que a natureza tem para lhe dar.