A importancia dos Nutrientes
A Energia dos Alimentos
A energia é uma necessidade fundamental do corpo humano pois é necessária para:
- Os processos metabólicos que sustentam a vida
- A renovação tecidular (crescimento e substituição contínua dos tecidos, ao longo da vida)
- A regulação da temperatura corporal
- O movimento muscular involuntário (respiração, peristaltismo, contracção cardíaca) e voluntário (movimento físico corporal)
No caso do consumo energético ser insuficiente, as suas necessidades são inicialmente satisfeitas através da energia armazenada sob a forma de gordura, que se encontra no tecido adiposo. Quando estas reservas de energia lipídica estão esgotadas, é utilizado o tecido liso, ou seja, o músculo, como fonte energética. Após algum período prolongado de reservas energéticas insuficientes, comparando com as necessidades, resulta a subnutrição, grande causa de morbilidade e mortalidade. Caso contrário, após uma constante ingestão de energia, de que advém um excesso de energia, resulta uma obesidade e suas complicações.
Os Nutrientes
Os nutrientes são compostos químicos, que podem ser orgânicos ou inorgânicos e que constituem os alimentos. Estes são essenciais para o crescimento e bom funcionamento do organismo. No organismo, os nutrientes participam em reacções químicas, formação de moléculas, desempenhando função energética, plástica e reguladora.
Os nutrientes devem ser fornecidos pela alimentação em quantidade e qualidade adequada.
Os nutrientes classificam-se em macronutrientes e micronutrientes.
Os Macronutrientes
Os macronutrientes fornecem energia ao organismo. Estes existem em maiores quantidades nos alimentos do que os micronutrientes e o organismo necessita deles em maiores quantidades. Alguns deles também desempenham função plástica.
Os Micronutrientes
Os micronutrientes não fornecem energia ao organismo, no entanto são essenciais para o seu bom funcionamento, desempenhando outras funções como por exemplo função reguladora e função plástica. Existem em menores quantidades nos alimentos do que os macronutrientes, sendo também necessários em menores quantidades.
Os micronutrientes são vitaminas lipossolúveis, vitaminas hidrossolúveis, sais minerais e oligoelementos.