3 programas e incentivos para uma Madeira mais verde
Infelizmente, depois de muitos anos a usar e abusar da natureza, encontramo-nos numa altura de acertar contas com a mesma e o clima encontra-se constantemente a mudar para pior.
Todos os dias vemos nas notícias catástrofes naturais pelo planeta inteiro, catástrofes estas que são repercussões desse mesmo abuso que tem vindo a ser feito ao nosso planeta.
Por isso, felizmente já se encontram em andamento alguns programas e incentivos para combater isto, sendo que alguns deles são para o arquipélago da Madeira onde o grande objetivo é ter uma Madeira mais verde.
Programa Madeira 14-20
Este programa conta com a ajuda do Fundo Social Europeu e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem como período de tempo 2014-2020 dai o nome 14-20. Com um total de 403 milhões de euros, obtidos pelos fundos já referidos, este programa tem como objetivo aumentar o crescimento da região autónoma da Madeira, quer em espaços verdes como em empregos para os interessados.
Pode apresentar uma candidatura com o seu plano de intervenção, sendo este estudado pelas entidades competentes e de seguida aprovar ou reprovar o seu pedido.
Até à data, muitos projetos já foram aprovados, sendo que ainda há hipóteses de se candidatar e desenvolver o seu negócio nesta área.
Proderam 2020
Outro excelente incentivo para o desenvolvimento rural da Madeira é o Proderam 2020, este conta com a missão de promover o desenvolvimento rural, a sustentabilidade e competitividade de negócios do setor agrícola e agroflorestal, incentivando a produção tradicional local, contribuindo tanto para a paisagem tradicional como para a sustentabilidade ambiental.
A sua visão para o futuro é ser reconhecido como um incentivo importante para a construção de um negócio rural equilibrado, respeitando sempre o meio ambiente, os seres humanos e criando mais oportunidades de negócio para futuros empreendedores.
Este programa foi financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e aprovado pela Decisão de Execução da Comissão Europeia C(2015).
PDR 2020
O Projeto de Desenvolvimento Rural 2020 é outro programa interessante para quem pretende recuperar imóveis e adquirir equipamentos e imobiliário para o seu negócio. Este investimento é mais curto visto que apenas é possível recorrer se pretender um financiamento abaixo dos 200 mil euros, o que continua a ser uma quantia bastante interessante para o ajudar a construir e recuperar imóveis.
Embora sejam quantias relativamente pequenas para um projeto ambicioso, este só é concedido aos projetos que obtenham as melhores classificações de mérito, por isso, é de extrema importância investir algum tempo extra na qualidade técnica do seu projeto para que este possa ser aprovado.
O seu negócio precisa de se enquadrar em algumas categorias como pequenas explorações agrícolas, cadeias pequenas de mercados locais, promoção de produtos locais e/ou renovação de habitações em aldeias.
Se quer ajuda com o seu negócio, peça!
Estes são alguns dos programas e incentivos para o desenvolvimento rural da Madeira, e podem ajudar qualquer interessado do setor rural a estabelecer um negócio fiável que possa ter “pernas para andar”.
Felizmente, Portugal encontra-se a adotar vários acordos para que a agricultura e produtos alimentares tradicionais tenham maior impacto na economia do país, por isso, se procura investir nestas áreas, candidate-se a estes programas e desenvolva o seu negócio.