10 factos sobre o mercado agrícola em Portugal
Portugal tem vindo a sofrer bastante no mercado agrícola, muitos frutos e alimentos naturais que temos nos mercados vêm de outros países tais como Espanha, Marrocos, Itália. Poucos são os de origem nacional e os que são, costumam ter preços elevados que incentivam o consumidor a adquirir os produtos importados.
Com este conhecimento, Portugal tem efetuado medidas que alterem este incentivo e tem ajudado os agricultores a retomarem os seus negócios, aumentando assim o consumo nacional ao invés do consumo de importação.
90% das sementes utilizadas para a agricultura são importadas
A grande maioria das sementes utilizadas na agricultura provém de outros países e não são nacionais, falando apenas das sementes tradicionais pois estes valores aumentam, passando para 100% caso estejamos a falar de sementes biológicas, tornando estas últimas inexistentes no mercado nacional.
A educação revoluciona o setor agrícola
Portugal conta com metade dos seus agricultores com mais de 65 anos, cerca de 132 mil indivíduos, sendo que dessa metade, apenas 70% concluiu o ensino básico. Felizmente com o incentivo à educação e o aumento da escolaridade mínima, os novos agricultores estão a entrar no mercado com novas técnicas e com novas metodologias que estão a revolucionar a agricultura nacional.
Programas de incentivo ao setor agrícola são um sucesso
De momento Portugal com a ajuda da União Europeia tem programas de incentivo ao desenvolvimento rural e ao setor agrícola que têm tido grande impacto no setor agrícola desde 2014. No total estes programas contam com vários milhares de milhões e com centenas de projetos em vigor que têm ajudado imensas pessoas a aumentar a sua produção, aumentando assim o valor do mercado agrícola em Portugal.
Várias empresas tornam-se líderes no mercado
Ao longo do tempo, várias empresas do mercado agrícola têm revolucionado a sua forma de realizar negócio e atingiram posições muito interessantes no mercado nacional, chegando a várias empresas deste setor a ocupar lugares de destaque no top 50 de empresas nacionais líderes no mercado em 2018.
Fogos em 2017 têm grande impacto na economia
Em 2017, Portugal sofreu uma série de incêndios que tiveram grande impacto no mercado agrícola, impacto esse que foi positivo devido à ajuda da União Europeia para a renovação dos espaços florestais, mas negativo devido à exportação e aos negócios agrícolas futuros.
Madeira avança com projetos de desenvolvimento rural
A região autónoma da Madeira tem vários incentivos para a recuperação de zonas rurais e agrícolas que estejam ao abandono. Estes projetos têm grande ajuda do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural e já tem tido resultados importantíssimos para o desenvolvimento e economia do arquipélago.
FruitAttraction tem vindo a ser cada vez mais procurada
A Feira Internacional de Frutas e Legumes tem facultado uma grande oportunidade a agricultores para expandirem os seus negócios e aumentar a exportação nacional. Ao longo dos anos com o desenvolvimento rural e agrícola, cada vez mais pessoas têm procurado esta feira e tomado conhecimento de inúmeras oportunidades nacionais e internacionais.
Formação de Apicultura promovida pela DGAV
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária está a realizar durante o mês de Abril várias formações com o intuito de promover a Apicultura, sendo que é previsto que estas formações e incentivos associados às mesmas venham a favorecer a agricultura nacional assim como a produção de mel e derivados.
Cascais preocupa-se com alterações climáticas
Para além de todos os problemas ao nosso redor, a alteração climatérica tem-se vindo a sentir desde à alguns anos, com essa preocupação, Cascais tem sido a residência de várias reuniões que têm vindo a traçar um objetivo concreto para combater este grande problema.
Programa de Desenvolvimento Rural 2020
Programa fundado com o intuito de aumentar a produtividade nacional agrícola e desenvolvimento rural tem uma taxa de aprovação de 100%, ajudando assim todas as candidaturas que recebeu desde o ano de 2014.