web analytics

História e oração de São Miguel Arcanjo na Igreja Católica

História e oração de São Miguel Arcanjo na Igreja Católica

Fevereiro 18, 2022 Religião 0

São Miguel Arcanjo é um santo popular com uma interessante historia e a oração a São Miguel Arcanjo é das mais populares da atualidade.

Neste artigo iremos partilhar o inicio e evolução da história de São Miguel Arcanjo na Igreja católica e no final partilharemos a oraçáo de São Miguel arcanjo para alcançar a libertação.

São Miguel, O Arcanjo, cujo nome significa “aquele que é como Deus”, conduziu o exército de anjos que lançou Satanás e os anjos rebeldes no Inferno; no fim dos tempos, ele empunhará a espada da justiça para separar o justo do mal (cf. Apocalipse 12,7ss).

São Miguel Arcanjo tem sido invocado para proteção em várias ocasiões. Em 590, uma grande praga atingiu Roma. O Papa S. Gregório, o Grande, conduziu uma procissão pelas ruas como um ato de penitência, procurando o perdão e a expiação do pecado. No túmulo de Adriano (agora Castelo Sant’ Angelo perto da Basílica de São Pedro), São Miguel apareceu e embainhou a sua espada, indicando o fim da praga. Mais tarde, o Santo Padre construiu uma capela no topo do túmulo e até hoje uma grande estátua de S. Miguel repousa ali.

oração de são miguel arcanjo

Por conseguinte, na nossa tradição católica, São Miguel tem quatro deveres: (1) continuar a lutar contra Satanás e os outros anjos caídos; (2) salvar as almas dos fiéis do poder de Satanás especialmente na hora da morte; (3) proteger o Povo de Deus, tanto os judeus da Antiga Aliança como os cristãos da Nova Aliança; e (4) finalmente conduzir as almas dos que partiram desta vida e apresentá-las ao nosso Senhor para o julgamento particular, e no fim dos tempos, para o julgamento final. Por estas razões, a iconografia cristã retrata São Miguel como um guerreiro cavaleiro, usando armadura de batalha, e empunhando uma espada ou lança, enquanto se mantém triunfante sobre uma serpente ou outra representação de Satanás. Por vezes ele é representado segurando a balança da justiça ou o Livro da Vida, ambos símbolos do último julgamento.

São Miguel é atualmente um dos mais icónicos santos da Igreja Católica e reconhecido internacionalmente e regularmente presente como artigo religioso em igrejas e em casas particulares.

 Como católicos, recordamos através dos nossos ritos litúrgicos o importante papel de São Miguel na nossa defesa contra Satanás e os poderes do mal. Um antigo canto de oferenda na Missa dos Mortos atestava estes deveres: “Senhor, Jesus Cristo, Rei da Glória, livrai as almas de todos os fiéis que partiram das dores do Inferno e do poço profundo; livrai-os da boca do leão, para que o Inferno não os engula e para que não caiam nas trevas, mas que o porta-estandarte Miguel os conduza à luz santa, que de outrora prometestes a Abraão e à sua semente. Nós te oferecemos, Senhor, sacrifícios e orações; recebe-os em nome das almas que comemoramos neste dia. Concede-lhes, Senhor, que passem da morte para aquela vida que prometeste de outrora a Abraão e à sua descendência”.

oração de são miguel arcanjo

 Na Missa Tridentina desde o século XII, São Miguel foi invocado na Confiteor, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, São João Baptista, e os Santos Pedro e Paulo; a invocação destes santos inspirou os fiéis a recordarem o chamamento à santidade e a inocência da Igreja Triunfante no Céu.

Durante a maior parte do século XX, os fiéis recitaram a oração a São Miguel no final da Missa. O Papa Leão XIII (d. 1903) teve uma visão profética do próximo século de tristeza e guerra. Depois de celebrar a Missa, o Santo Padre conferenciou com os seus cardeais. De repente, ele caiu ao chão. Os cardeais chamaram imediatamente um médico. Não foi detetado qualquer pulso, e o Santo Padre foi temido morto. De repente, o Papa Leão acordou e disse: “Que imagem horrível me foi permitido ver!” Nesta visão, Deus deu a Satanás a escolha de um século para fazer o seu pior trabalho contra a Igreja. O diabo escolheu o século XX. O Santo Padre ficou tão comovido com esta visão que compôs a oração a São Miguel Arcanjo: “S. Miguel Arcanjo, defende-nos em batalha! Sê a nossa proteção contra a maldade e as armadilhas do diabo. Que Deus o repreenda, nós rezamos humildemente, e tu, príncipe da hóstia celestial, pelo poder de Deus, empurra para o inferno Satanás e todos os outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo em busca da ruína das almas”. O Papa Leão ordenou esta oração, dita na conclusão da Missa em 1886.

Finalmente, São Miguel figura de forma proeminente no Rito do Exorcismo, particularmente no caso de infestação diabólica de lugares. Aqui o padre reza: “O glorioso Príncipe do Exército celestial, o Santo Miguel Arcanjo, defende-nos na batalha contra os príncipes e poderes e governantes das trevas neste mundo, contra as iniquidades espirituais desses antigos anjos. Venha em auxílio do homem que Deus fez à sua própria imagem e que ele comprou à tirania de Satanás a um grande preço. A Igreja venera-vos como seu guardião e patrono. O Senhor confiou aos seus cuidados todas as almas dos redimidos, para que os conduzisse à felicidade no Céu. Rezai ao Deus da paz para que ele esmague Satanás debaixo dos nossos pés; para que Satanás já não consiga manter os homens cativos e assim ferir a Igreja. Oferecei as nossas orações ao Deus Altíssimo, para que a Sua misericórdia nos seja dada em breve. Tornar cativo aquele Animal, aquela Serpente Antiga, que é inimiga e Espírito Maligno, e reduzi-lo ao nada eterno, para que não seduza mais as nações”.

Na Primavera de 1994, o nosso Santo Padre, o Papa João Paulo II, exortou os fiéis a oferecerem a oração a São Miguel Arcanjo. Também fez uma forte sugestão de que a recitação da oração fosse instituída mais uma vez na Missa. (Note-se que o Santo Padre não mandatou a recitação da oração na Missa). Claramente, o Santo Padre estava a responder aos graves males que vemos presentes no nosso mundo – os pecados do aborto, eutanásia, terrorismo, genocídio e afins. Satanás e os outros anjos caídos estão a fazer o seu melhor para levar as almas para o Inferno. Precisamos da ajuda de São Miguel! Por esta razão, muitas paróquias ergueram um santuário em honra de São Miguel ou oferecem a oração em sua honra na conclusão da Missa.

Oração de São Miguel Arcanjo

Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.

Amém!