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5 Dicas de SEO para o Site do Seu Museu

5 Dicas de SEO para o Site do Seu Museu

Fevereiro 18, 2022 Negócios Portugal 0
SEO para museu

Já alguma vez se perguntou como é que SEO (Search Engine Optimisation) pode impulsionar os visitantes do website do seu museu? SEO pode ajudar o seu website a subir na classificação nos motores de busca (como o Google), onde é mais provável ganhar visitantes online e pode então converter estes visitantes em clientes pagos.

Se pretende ajuda de um consultor de SEO ou uma agência de SEO profissional, recomendamos que entre em contacto com a Local SEO Portugal para uma avaliação gratuita do seu site e serviços.

Nenhuma das dicas listadas abaixo requer a ajuda do seu web designer e pode ser feita muito facilmente com o seu Sistema de Gestão de Conteúdos interno, tal como o WordPress. Boa sorte!

SEO PARA MUSEUS PORTUGAL

Conteúdo é rei

A forma mais simples de conseguir mais visitantes para o seu site é adicionando muito conteúdo fresco e relevante. Os motores de busca como o Google adoram o conteúdo que esteja relacionado com o site, que se adaptam bem e que tenham boa qualidade, quantidade e frequência de atualizações de um site como parte dos seus algoritmos de classificação. Muitas organizações e empresas têm uma secção de notícias ou blogues no seu website apenas por este motivo, e se não tiver um, está a perder. Pior ainda, há muitas organizações por aí que têm blogues e notícias, mas não as utilizam, citando muitas vezes a falta de tempo. 30 minutos a uma hora por semana a escrever um blogue ou uma notícia para o seu museu fará maravilhas para o seu website.

Escreva frequentemente, mas concentre-se na qualidade

Por mais tentador que seja apenas “publicar qualquer coisa”, concentre-se no conteúdo de alta qualidade que será de interesse para os seus visitantes. Este tipo de conteúdo é muito mais suscetível de ser partilhado e ligado a outros, o que conta como um voto de confiança dos motores de busca. Escreva aos seus utilizadores e dê-lhes algo em troca do seu tempo, seja conhecimento, conselhos ou um pouco de entretenimento ligeiro.

Mantenha o foco nas palavras-chave

O truque para escrever o conteúdo que está bem classificado é estar atento às palavras-chave que está a visar, sem as colocar irracionalmente no seu conteúdo. Por exemplo, neste artigo pode ser bom mencionar “SEO para sites de museus”, mas como o faríamos exatamente!? (Reparou no que eu fiz?) Quanto mais específicas e centradas em nichos as palavras-chave, melhor também, uma vez que está a competir com menos outros sites por essas palavras-chave. Este artigo pode ter uma oportunidade de classificar muito bem as pesquisas SEO centradas em museus, contudo é muito pouco provável que classifique quase tão bem para termos mais gerais de SEO.

Não tente enganar o Google!

Já lá vão os dias em que o Google podia ser enganado com truques como colocar muitas palavras-chave numa página de texto branco sobre um fundo branco. Estas chamadas técnicas de SEO “Black-hat” resultarão provavelmente na penalização do seu website em termos de classificação. Em vez disso, escreva conteúdos genuínos para o seu público, é melhor para eles também!

Torne o seu conteúdo fácil de partilhar

O objetivo final com o conteúdo orientado para SEO é encorajar o tráfego, e por isso quer escrever sobre coisas que as pessoas queiram ler e partilhar em primeiro lugar. Para além disso, pretende facilitar também o seu trabalho. A partilha de widgets pode ser muito útil a este respeito e pode ser acrescentada de forma muito simples. De qualquer forma, não há nada de errado em pedir ao seu visitante que partilhe a página se o considerar útil.

Acerte estas coisas e as pessoas apreciarão e irão sentir-se conectadas ao seu conteúdo a partir dos seus próprios websites e meios de comunicação social, o que aumenta muito a autoridade do seu website aos olhos dos motores de busca, bem como conduz mais tráfego na sua direção. É algo onde só sai a ganhar! Propague o ato de partilhar o conteúdo, fazendo-o você mesmo.